SETEMBRO DE 1991 - Oficina e estudos de jazz, com o baterista norte-americano Jimmy Duchowny, promovido pela Fundação Cultural de Curitiba.

NOVEMBRO DE 1992 - Workshop e estudos com Duda Neves, promovido pela Fundação Cultural de Curitiba.
 
JANEIRO DE 1993 - XI Oficina de Música Cursos : Prática de Escola de Samba, ministrado por Mestre Odilon (União da Ilha, Beija-Flor). Rítmica, ministrado por Eduardo Gramani, professor titular da Unicamp (SP).
 
MARÇO DE 1994 - Oficina de bateria com Dámaso Cerruti, músico e baterista nascido na Argentina.
 
JANEIRO DE 1995 - XIII Oficina de Música Curso : Bateria, com Guilherme Gonçalves, professor do Instituto Villa Lobos (RJ).
 
JULHO DE 1995 - Curso com Vera Figueiredo, musicista e professora de bateria, promovido pela Fundação Cultural de Curitiba.
 
JANEIRO DE 1996 - Curso com Edgard Nunes Rocca (Bituca), mestre de bateria e percussão, promovido pela Fundação Cultural de Curitiba.
 
JANEIRO DE 1998 - Curso com Pascoal Meirelles, baterista e arranjador, membro do grupo Cama de Gato.
 
JANEIRO DE 1999 - Curso com Gary Chaffee, baterista e Professor da Berklee School of Music (Boston), PIT (Los Angeles) e "private teacher" de nomes como Steve Smith e Vinnie Colaiuta.
 
JANEIRO DE 2000 - Curso com Oscar Bolão, baterista e percussionista, atuante no Rio de Janeiro.
 
JANEIRO DE 2001 - Curso de rítmos brasileiros com o baterista Nenê, renomado músico reconhecido por ter tocado com Hermeto Paschoal, Milton Nascimento, Pau Brasil e Elis Regina.
 
NOVEMBRO DE 2002 - Jazz, estilos e fraseados para solos, com o baterista americano Bob Wyatt.
 
JUNHO DE 2004 - Leitura, Interpretação e Rítmos, com o baterista Julio Figueiroa. 
 
JANEIRO DE 2006 - Rítmos brasileiros e improvisos com o baterista Cleber de Almeida.
 
JANEIRO DE 2006 - Improviso, solfejo métrico e introdução à poliritmia com o baterista Kenwood Dennard (USA), bem como aulas particulares com o mesmo.
 
JANEIRO DE 2007 - Curso de Música Eletrônica. Aulas com : Rafael Gadotti, Leandro Pacceli, Raul Aguilera, Ilan Krueger e Nego Moçambique.
 
JANEIRO DE 2008 - Rítmos brasileiros e preparações com o baterista Marcio Bahia.
 
AGOSTO DE 2009 - Aulas individuais com Ignacio Berroa (Cuba), análise de rítmos afro-cubanos;  Kim Plainfield (USA) , introdução ao modern-funk, 
na escola The Collective (NY - USA).

2012 a 2013 - Curso Técnico de Produtor de Eventos, pela Ifpr, graduado em Dezembro de 2013.

2015 - Aulas com Dom Famularo (USA) e Anika Nilles (Alemanha).